Padrinhos de Casamento – quantos convidar?

Uma dúvida que muitas noivas têm (e muitas também acabam exagerando…) é sobre quantas pessoas convidar para ser Padrinhos e Madrinhas no casamento.

Na verdade não existe uma regra com relação ao número de pessoas, mas vale o bom senso.  Se o casamento for realizado na igreja, é preciso saber quantos casais irão ficar de cada lado do altar e verificar com antecedência o tamanho da igreja e espaço disponível, porque não há nada mais deselegante do que os padrinhos amontoados no altar, o que podem deixá-los desconfortáveis. Eu diria que no máximo 4 ou 5 casais para cada um dos noivos é um bom número de pessoas, não mais que isso.

Se for realizar o casamento num Buffet, vale a mesma regra da igreja. Saiba quanto de espaço estará disponível para os padrinhos depois que a decoração estiver pronta.

Lembre-se que além dos padrinhos, deverá haver espaço suficiente para a locomoção da equipe de Foto e Filmagem ao redor dos padrinhos e altar, de forma que não incomodem os padrinhos, os demais convidados e principalmente a realização da cerimônia.

No casamento civil, opte por no máximo 2 ou 3 casais para cada lado.

padrinhos de casamento quantos convidar

Quem convidar?

Alguns casais escolhem seus padrinhos pelo aspecto financeiro, pensando no presente que pode vir de um padrinho endinheirado. Esqueça isso. A escolha dos padrinhos de casamento é um momento especial para todo casal e, por isso, é importante convidar pessoas que realmente façam parte da vida do casal de forma especial. Além disso, não se trata de ‘padrinhos’, mas sim de ‘testemunhas’. Vão testemunhar, de perto, o momento mais importante da vida dos dois, e vão também, conforme o costume local, assinar a ata da celebração. Isso tanto no civil como no religioso.

Devem ser escolhidos casais ou pares, como por exemplo, uma amiga solteira e um amigo ou tio também solteiro. Se a pessoa for casada, é de bom senso que seu par seja o marido/esposa.

O critério da escolha nunca deve ser o do padrão econômico e nem o tamanho do presente que eles darão, mas sim segundo o que significam na vida do novo casal. Surge uma ocasião para homenagear parentes queridos, amigos que caminharam juntos e os apoiaram até aquele momento, enfim pessoas que estarão presentes na vida futura também.

Também é muito importante que na volta da lua-de-mel os noivos convidem os padrinhos do civil e do religioso para um almoço ou jantar na nova casa. É uma maneira muito gentil de agradecer tudo que os padrinhos fizeram pelo casal.

141 Comments

  1. Olá, vou me casar no próximo ano. Meu noivo deseja convidar um amigo de faculdade, porém ele namora com garota que estudou na mesma universidade a pouco mais de dois anos. Entretanto queríamos convidar apenas o amigo. Como poderíamos fazer esse convite? Essa situação é deselegante? Obrigada.

    Luana / 28 ago 2011 / 20:06 / Reply

    • Oi Luana. Se o casal já namora a dois anos, é um namoro sério, portanto seria sim muito deselegante convidar um e não o outro. Convide o casal.

      Reginaldo Ornellas / 29 ago 2011 / 09:40 / Reply

  2. Vou me casar no ano que vem e não sei como calcular o numero de convidados por convite, pois o convite e por familia , então em 01 convite comtempla mais de uma pessoa . Como calcular isso Exemplo se eu fizer 100 convites qual o numero de pessoas estimadas? Por favor me ajudem.

    Claudia Cristina / 01 out 2011 / 10:47 / Reply

    • Oi Claudia! Para fazer os convites você terá que fazer uma lista. Nesta lista você vai colocar o nome da familia, e na frente o número de pessoas que compõem essa família. Aí terá exatamente o número de convites e o numero de convidados esperados. A lista fica mais ou menos assim: Familia Joyce Bernardes - Joyce, Eduardo, Marcelo, Ana - 4 pessoas Familia Deivid Menezes - Deivid, Carol, Fernanda (e namorado), Igor - 5 pessoas ... Dicas: - O convite contempla uma familia que MORE NA MESMA CASA. Se há filhos dessa familia que são casados, mesmo que morem próximos, e você quiser convidá-los também, fará um outro convite para este casal; - Se para a recepção fará os 'convites individuais', lembre-se que se na família houver jovens que estejam namorando sério, as namoradas também devem ser convidadas; Felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 02 out 2011 / 11:34 / Reply

  3. Olá! Vou me casar daqui 2 anos! Voce acha muito exagero começar a comprar e fazer cotações sobre a festa! tenho muitas duvidas sobre o que servir! Poderia me ajudar!! sou evengelica irei casar na igreja! 6 Padrinhos é muito!?

    Nadna Mendes / 14 out 2011 / 10:04 / Reply

    • Oi Nadna! Legal! A Noiva é sempre mais ansiona mesmo né, rs. mas eu particularmente acho que 2 anos é muito. magine que em 2 anos muita coisa muda, muitos valores mudam, muitas empresas abrem (e outras fecham). Uma antecedência de 12 a 10 meses acho que é o ideal. Você terá 1 anos pra ver tudo com calma, pesquisar bastante, conhecer os trabalhos dos fornecedores, e deixar sua festa incrível! Sobre os padrinhos, você diz 6 padrinhos no total (3 casais para o noivo e 3 para a noiva)? Se for, está ótimo, acho que é o ideal, no máximo 8 casais no total. Já se for 6 casais pra cada, dariam 12 casais, acho muito exagerado. Mas isso é uma questão pessoal. Espero que seu casamento seja incrível e que vocês sejam muito felizes. E quem sabe não terei o prazer de fotografar seu casamento e torná-lo ainda mais marcante... espero que sim! Vou aguardar seu contato!

      Reginaldo Ornellas / 14 out 2011 / 18:56 / Reply

  4. Olá, boa tarde! gostaria de saber se poderia chamar alguém da familia por ex.: meu irmão e a noiva dele, seria conveniente?

    Rayane / 17 out 2011 / 15:37 / Reply

    • Claro Rayane, é muito conveniente. Aliás, é muito comum irmãos/irmãs dos noivos serem padrinhos de casamento.

      Reginaldo Ornellas / 17 out 2011 / 15:49 / Reply

  5. Oi, eu queria saber se posso convidar 5 madrinhas e meu noivo 5 padrinhos, independente de par? Porque ele quer convidar os amigos dele pra serem padrinhos, mas não sou tão proxima das namoradas deles, e a mesma coisa acontece no meu caso.

    Miki / 23 out 2011 / 22:10 / Reply

    • Oi Miki, bom, eu sou fotógrafo, não sou 'expert' no assunto de 'etiqueta no casamento', mas pelo que entendi vc quer juntar suas 5 madrinhas com os 5 padrinhos dele, formando os pares, é isso? Bom, não vejo nada de errado, mas por outro lado imagine que ele chama um amigo para ser padrinho, e este amigo leva a namorada (ou esposa/etc). Quem tem vínculo com o noivo é ele, então separar as namoradas/esposas acabaria criando um desconforto pra elas, que ficariam 'sozinhas' já que os padrinhos tem todo aquele ritual, de ficar com os noivos, posar para as fotos, etc. Então, NO MEU PONTO DE VISTA, deve-se manter os casais com seus maridos/namorados. Lembre-se de convidar no máximo 8 casais. E se não contrataram ainda seu fotógrafo, naveguem pelo site e conheçam meu trabalho. Terei o maior prazer em atendê-los.

      Reginaldo Ornellas / 24 out 2011 / 18:05 / Reply

  6. Bom dia, eu vou me casar em 6 meses, eu tinha muita duvida sobre os padrinhos, mais lendo um pouco aqui já tirei algumas delas, a minha duvida agora é sobre os convidados, eu quero fazer um casamento com poucos convidados, só familia e amigos proximos, e os outros? irão me cobrar, o que eu direi a eles? Obrigada!

    Tilly / 24 nov 2011 / 08:53 / Reply

    • Oi Tilly. Sempre vai ter um ou outro falando "ah vc casou e nem me convidou heim...". Mas acho que isso não trará nenhum mal estar quando você explicar que optou por uma comemoração mais 'discreta' somente com o familiares e alguns amigos mais próximos. Isso não é problema. E então, já contratou um bom fotógrafo pra registrar esse dia tão especial? Caso ainda não tenha feito, veja alguns dos meus trabalhos aqui no site. Estou a disposição. Abraço.

      Reginaldo Ornellas / 24 nov 2011 / 10:51 / Reply

  7. Na minha opinião ainda não. Em 2 anos muita coisa pode acontecer, você pode mudar de idéia quanto aos padrinhos, etc. Espere. Quando estiver faltando uns 8 ou 6 meses você define os padrinhos.

    Reginaldo Ornellas / 19 dez 2011 / 13:29 / Reply

  8. Olá,vou me casar daqui um ano,a cerimônia vai sar com tudo que tem direito porém com poucas pessoas. Cerca de 90 convidados. Eu e meu noivo gostaríamos somente de convidar 2 casais de cada um,e eu não gostaria de pajes na festa,vou só casar no civil mas o juíz irá até o local.Ficaria chato se eu fizesse assim ??? Gostaria muito de sua opinião. Desde ja grata.

    Wanessa Führich / 01 jan 2012 / 01:29 / Reply

  9. Olá, gostaria de saber quantos padrinhos coloco de cada lado, pois o casamento não será na igreja, mas sim em um clube fechado. O q faço? bjssssssss

    lulu / 07 jan 2012 / 13:16 / Reply

    • Oi Lulu! Acho que seria de bom gosto poucos padrinhos, cerca de 6 casais no total. Mas fica a seu critério, não existe uma regra pra isso. Felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 14 mai 2012 / 14:03 / Reply

  10. Olá, meu irmão se casará em junho pela manhã. Serei padrinho. "Com que roupa eu vou"? Posso combinar gravata com o vestido da madrinha? Ou isso é cafona? Grato

    Iuri / 24 abr 2012 / 01:34 / Reply

    • Oi Iuri, Dê uma olhada na resposta que dei para o one, ele tinha a mesma dúvida. Abraço.

      Reginaldo Ornellas / 14 mai 2012 / 13:46 / Reply

  11. Boa tarde, sou padrinho do casamento do meu irmão, ele exigiu que todos estivessem de preto, irei usar um terno risca de giz corte italiano, tenho algumas duvidas, o casamento é de manhã as 10h30min, posso usar isso mesmo? como combina gravata e camisa? como posso combinar cores com minha noiva (ela entrará comigo)? ela pode usar um longo estampado? muda muito maquiagens de dia e noite? O que sugere? Agradeço pelo ajuda e parabéns pelo seu trabalho.

    Rone Carmo / 03 mai 2012 / 13:11 / Reply

    • Oi Rone, Eu sou Fotógrafo, e as dicas que coloco no site são baseados em diversos artigos em sites voltados para organização de casamentos, que você acha facilmente no Google. Não há problema em usar terno preto de manhã, normal. Normalmente uma camisa branca ou de cor clara, com uma gravata escura (pode ser preta por exemplo) é uma 'receita' que não tem como dar errado. Variações podem ser feitas, mas aí depende de gosto pessoal e saber combinar as cores pra não ficar muito chamativo. Lembre-se, quem tem que ter destaque é são os NOIVOS. Sobre sua noiva, se o casamento for num sítio um vestido longo florido combina perfeitamente. Se quiser combinar sua gravata com a roupa dela, use um tom que tenha no vestido dela (desde que não seja chamativo demais, use tons neutros). Maquiagem para o dia tende a ser mais simples. Peça pra sua noiva procurar no google por: "maquiagem para casamento durante o dia". Deve achar MUITAS opções. Felicidades ao casal!

      Reginaldo Ornellas / 14 mai 2012 / 13:45 / Reply

  12. Oi! vou me casar daqui a dois meses no máximo, mas ainda não comecei nada! Gostaria de saber quantos padrinhos posso convidar, e o que mais convido para participar da minha cerimonia, tipo dama de honra e oque mais.

    helena / 14 mai 2012 / 11:40 / Reply

    • Oi Lena! Bom, eu sou fotógrafo. As dicas de noivas que compartilho no site são baseados em diversos sites voltados para noivas que você acha facilmente no Google. Mas a princípio você precisa convidas os padrinhos, não muitos. Um bom número é 6 casais no total. Fora isso tem a daminha e a florista (se houver). Não esqueça de contratar um bom fotógrafo! Boa sorte e felicidades.

      Reginaldo Ornellas / 14 mai 2012 / 13:40 / Reply

  13. Olá Reginaldo, sei que você não nenhum expert no assunto, mas gostaria de saber um comentário seu. Estou me organizando pra casar em1 outubro de 2013, (dia em que comecei a namorar com meu noivo) mas tenho muitas duvidas, pois, queria casar de dia, em uma chaçará, e lá mesmo fazer a festa, não sou evangélica mais como minha mãe é, ela quer muito que um pastor ministre a cerimonia. O que você acha?

    Hellen / 18 mai 2012 / 16:24 / Reply

    • Olá Hellen! Eu acho fantástico! Não tem coisa melhor do que uma cerimônia num belo sítio durante o dia. Existem casos em que o pastor pode fazer a cerimônia inclusive com efeito Civil (sem precisar de um Juiz), verifique essa possibilidade. No mais é só escolher um sítio apropriado. IMPORTANTE: Verifique se no sítio eles tem local apropriado para fazer cerimônia mesmo em dia chuvoso. Vamos torcer pra fazer um belo sol no dia do seu casamento! Mas é bom estar preparado. Já fotografei um casamento em que os noivos quiseram 'economizar' um pouco mais, e o sítio escolhido não tinha a MENOR estrutura pra fazer cerimônia com chuva, e no dia estava uma chuva só... resultado, ficaram todos bem aprtedinhos numa pequena arte coberta, não deu pra aproveitar decoração, nada... A noiva não parava de chorar. Então isso é uma das coisas a se observar na escolha do local. Vá em frente com os preparativos! Na hora de escolher o fotógrafo, não esqueça de mim ok? ;o) Abraço.

      Reginaldo Ornellas / 18 mai 2012 / 18:08 / Reply

  14. Bom dia Reginaldo, Vou noivar agora em setembro, e gostaria de nomear os padrinhos no dia do noivado, me caso em 2014, você acha muito cedo (1ano e 3meses) para nomear os padrinhos, inclusive vou convidar 12 padrinhos apesar de ser exagero, não por interesse e sim por consideração, mais uma dúvida os padrinhos do civil devem ser os mesmos da igreja? Reginaldo, não sei se você costuma dar dicas de igreja, preciso de uma grande e que seja evangélica, vou alugar e levar o meu pastor. Grata pela atenção.

    Elisangela Amorim / 19 jun 2012 / 11:25 / Reply

    • Normalmente 1 ano ou 10 meses de antecedência é um bom período pra nomear os padrinhos. Mas creio que não tem problema algum já fazer isso agora no seu noivado. Só tenha em mente que 1 ano e bastante tempo, alguma coisa pode mudar ou acontecer nesse tempo. Sobre indicação de igreja realmente não tenho como ajudar. Enviei também para seu email uma proposta para foto e vídeo de casamento ok? Abraço!

      Reginaldo Ornellas / 09 ago 2012 / 11:07 / Reply

  15. oiii vou me casar e eu e meu noivos iremos convidar 10 casais de padrinhos ,porém a cerimonia acontecerá no próprio buffet,gostaria de saber se todos estes casais assinarão na hora que entrar no salão ?

    amanda / 11 jul 2012 / 00:49 / Reply

  16. Oi gostaria de saber se posso chamar minha irmã de 10 anos pra ser madrinha junto com meu irmão que tem 26 ou ela é muito nossa pra esse papel desde já muito obrigada...bjs...

    Ana Lucia / 18 jul 2012 / 15:14 / Reply

    • Eu acho que é muito nova! Eu pessoalmente nunca vi uma criança como madrinha, rs.

      Reginaldo Ornellas / 09 ago 2012 / 11:01 / Reply

  17. Vou me casar dia 06/09/13 e eu queria convidar 5 pares, e o meu noivo 5 pares também. Vc acha que e mt padrinhos? Eu queria também 6 crianças uma para trazer a minha grinalda uma para a liança e 4 para entra o que vc acha ha e estou pra ver ainda fotografo filmagem e alquem para fazer as lembrancinhas pra mim ce vc soube d alquem me deixa contato tá?

    patricia / 18 jul 2012 / 17:59 / Reply

    • Oi Patricia! 10 pares de padrinho realmente é muita coisa! Mas não é tão incomum. O ideal seria 6 casais no total. Mas até aí tudo bem. O problema são as crianças. Em 90% dos casos que tem crianças pra realizar alguma tarefa, alguma coisa sai do controle, rs. As crianças costumam ficar nervosas na hora, ou saem correndo, ou começam a chorar, etc. Esteja ciente disso! rs. Sobre foto e filmagem, encaminhei uma proposta no seu email, dê uma olhada. Se não recebeu (as vezes ao deixar comentário no site as pessoas digitam o email errado, acontece), aí você por favor me peça novamente através do formulário de email aqui mesmo no site ok. Abraço!

      Reginaldo Ornellas / 09 ago 2012 / 10:58 / Reply

  18. Olá!! Estou com uma duvida... é que assim... estava faltando um casal de padrinhos do lado do meu noivo e ele não tem que chamar! chamei um casal de amigos meu. aí pensei será que eles vão ficar chatiado em ficar do lado do Fabio. aí pensei em colocar meu irmão do lado do meu noivo e o casal de amigos meu no meu lado. O que vc acha? Ou eu devo falar com o casal de amigos meu delicadamente? Bjs valeo.

    Lud / 07 ago 2012 / 10:12 / Reply

    • Oi Lud. Na minha opinião ficaria chato mesmo. Melhor colocar seu irmão no lado do noivo, fica mais fácil.

      Reginaldo Ornellas / 09 ago 2012 / 10:24 / Reply

  19. Olá tdo bem? bom estou planejando casar em janeiro de 2013, e gostaria de saber se é deselegante fazer os convintes aos padrinhos só em setembro!? obrigada

    celyna silva / 13 ago 2012 / 15:03 / Reply

    • Oi Celyna. Não que seja deselegante, mas eu acho que é um prazo muito curto. Principalmente nos meses de dezembro e janeiro as pessoas planejam viajar, etc, então você convidar só em setembro pode atrapalhar o plano de algum deles que talvez já estivesse planejando uma viagem. O ideal seria convidar com pelo menos 6 meses de antecedência.

      Reginaldo Ornellas / 13 ago 2012 / 18:05 / Reply

  20. Boa tarde. Eu estava pesquisando no google referente a casamento porque eu ainda irei noivar ano que vem em Março, mais como vi nos seus comentarios o que disse a mulher é sempre a mais ansiosa pra essas coisas e eu estou super até pra noivar! A minha duvida é referente ao meu noivado e padrinhos: No meu noivado como eu presciso estar, como é um noivado, eu pretendo fazer uma festa como posso organiza-la?? E na festa eu ja anuncio quem são os padinhos tanto da minha parte quanto a do meu noivo?? Espero ANSIOSA pela resposta. Desde ja agradeço Patrícia Freitas.

    Patrícia Freitas / 24 ago 2012 / 13:47 / Reply

    • Oi Patrícia! Bem, não sou m 'consultor' de casamento, sou Fotógrafo, e todos os artigos que disponibilizo no site são pra ajudar as noivas. O que posso fazer é dar o meu ponto de vista. Sei que você vai continuar pesquisando sobre isso, então um ponto de vista a mais talvez ajude, rs. A festa de noivado não precisa ser muito tradicional. É uma coisa mais 'pessoal' mesmo e pode ser feita de inúmeras maneiras, mais chique, mais descontraída, aí vai do gosto pessoal mesmo. Na internet deve achar muita coisa sobre festas de noivado. Sobre o convite dos padrinhos, primeiro você precisa ter a data do casamento já definida. O ideal é convidar os padrinhos com pelo menos 6 ou 8 meses de antecedência, para que eles também se organizem. Então no noivado você só vai 'anunciar' os padrinhos se seu casamento for até 8 meses após a data do seu noivado, se já tiver a data definida, e se você já conversou antecipadamente com os padrinhos, já os convidou e estão confirmados. Aí sim você pode anunciar se quiser. Espero ter ajudado. E não esqueça, quando for contratar a equipe de fotografia e filmagem, estou a disposição ok? Abraço e tudo de bom!

      Reginaldo Ornellas / 24 ago 2012 / 14:40 / Reply

  21. Oi Reginaldo! Meu noivo tem 3 casais de padrinhos. Eu por outro lado tenho 3 amigas que gostaria de convidar, mas elas não têm par! Fica feio entrar os casais do meu noivo e minhas amigas sozinhas? Como ficariam 6 pessoas do lado do noivo, pensei em convidar mais 3 amigas, assim eu ficaria com 6 do meu lado tbm..mas todas sozinhas! O q vc acha?

    barbara / 06 set 2012 / 11:23 / Reply

    • Oi Barbara! Olha, nunca vi madrinhas sem par! Acho que fica sim MUITO estranho. Elas não tem um irmão, primo, amigo que possam ir como par?

      Reginaldo Ornellas / 12 set 2012 / 11:52 / Reply

  22. Bom dia eu e meu noivo iremos marcar o nosso casamento para março de 2013, ele que convidar 10 padrinho do lado dele, acho muito por favor de sua opinião, pois ja tentei convece lo para convidar so 6 mas ta dificel. muito obrigado.

    Ely / 11 set 2012 / 08:05 / Reply

    • Oi Ely! Na verdade não há uma 'regra' para o número de padrinhos. Já fotografei casamento com 22 padrinhos, sério! Mas é exagerado demais! O ideal seria 6 a 8 casais no total (3 ou 4 casais para cada um dos noivos). Se ele quer 10 só no lado dele, serão mais 10 do seu né? rs. Vai de cada um. Pense que quanto mais padrinhos, muito maior a possibilidade de haver atrasos. Já fotografei casamento que atrasou mais de 1 hora porque um casal de padrinhos não havia chegado. Imagine, o noivo lá, os familiares, a noiva no carro e o padrinho nada... quanto mais padrinhos, maior a possibilidade disso acontecer, e é uma falta de consideração para com os demais convidados que as vezes se sacrificaram pra chegar no horário e tem que ficar esperando. Mas a decisão é de vocês e não há regra.

      Reginaldo Ornellas / 12 set 2012 / 11:51 / Reply

  23. Olá Reginaldo! Vc é de Minas? Tenho muitos parentes em Minas e Rio. Me casarei no dia 10 de novembro e a renda ta bem baixa, pois estávamos programando o casório p/ daqui há um ano e meio... Tem uma boa dica? Fique na paz do SENHOR JESUS.

    wagner ornellas da silva / 11 set 2012 / 10:25 / Reply

    • Oi Wagner! Eu sou de São Paulo, mas fotografo em qualquer lugar do Brasil ou fora dele. Se preferir me envie um email com mais detalhes do que você quer fazer, aí conversamos melhor. Abraço!

      Reginaldo Ornellas / 12 set 2012 / 11:46 / Reply

  24. Olá , minha mãe quer saber uma coisa: ela vai fazer 10 anos de casada. Como eu passo chamar esses " 10 Anos de casada " ?

    Tayara / 11 set 2012 / 17:46 / Reply

  25. Olá Reginaldo, adorei suas dicas, as dúvidas sobre padrinhos sempre existem. Bom, a minha é o seguinte: Terei 6 casais de padrinhos, fica feio se os casais se separarem no altar, e do meu lado ficarem as madrinhas e do lado do meu noivo ficarem os padrinhos? O que vc acha?

    Lili / 17 set 2012 / 11:45 / Reply

    • Oi Lidiane! Sem dúvida é uma idéia bem diferente! Eu nunca vi isso em nenhum casamento. Mas no MEU ponto de vista, inovar é sempre legal. Gosto de casais ousados que saem da mesmice e criam coisass diferentes do tradicional. Mas dê uma olhada em outros sites específicos para noivas, onde muitas vezes tem alguma consultora que responde essas perguntas. Eu particularmente não vejo problema nenhum, é diferente, é legal! Já contratou seu fotógrafo? Se ainda nào, dê uma olhada no meu portfolio ?;o)

      Reginaldo Ornellas / 09 out 2012 / 10:30 / Reply

  26. Olá bom dia tudo bem?estou com duvidas sobre as damas e os pajens bom eu escolhi dois casais de pajens e damas, os pajens de braços dados com as damas representando o casal de noivos sendo que as duas damas segurando o buque,duas damas jogando petalas e um pajem carregando as alianças está correto?me ajude por favor!a minha festa de casamento vai ser em um buffet e estou nervosa porem ia fazer em um depois foi para outro sendo que ja tinha escolhido as damas e os pajens por favor me responda o mais breve possivel.Bom dia

    Natasha / 24 set 2012 / 08:57 / Reply

    • Oi Natasha... Bom, eu não sou consultor de casamentos, sou Fotógrafo. Acho que neste caso nem tenho como optar. Dê uma procurada em sites específicos para noiva, onde normalmente há alguma consultora. Creio que terá uma resposta mais certa sobre sua dúvida.

      Reginaldo Ornellas / 09 out 2012 / 10:25 / Reply

  27. Olá Reginaldo! Com fé em Deus, irei me casar dia 09 de março de 2013. A minha dúvida é a seguinte, na verdades são dúvidas...rs Primeiro: depois de selecionar a dedo os padrinhos de maneira mt criteriosa, decidimos! resultado?? 12 casais de cada lado!!! acreditemm!! exagero??rs mas enfim a questão é que queríamos convidar um amigo nosso para ser padrinho, ele está separado da ex-esposa a 3 meses, mas tem uma namorada há 1 ano e meio...rsrs (a amante agora é a namorada), não a conhecemos e não queríamos chamá-la para ser madrinha pela situação e em consideração a ex-esposa desse amigo...não somos amigos, mas dáva-nos mt bem! seria indelicado n convidar a nova/antiga namorada dele? e agora? como explicar a ele?convidar os 2 ou só o amigo? me ajude! desde já mt obrigada!!

    Bella / 01 out 2012 / 11:42 / Reply

    • Oi Bella! Bom, 12 casais de padrinhos para cada noivo com certeza é bem deselegante! Fora que correrá o risco de atrasar sua cerimônia (e em TODOS os casamentos que fotografei com muitos padrinhos isso aconteceu). O ideal seriam 3 casais para cada um, com tolerância para até 5 casais, o que já seria acima da média. Sobre o amigo, se ele está namorando e você convidá-lo, claro que ele tem direito de levar a namorada. Seria uma DESFEITA convidar somente ele sabendo que ele está namorando. Como tem esse agravante de a atual namorada ser a antiga 'amante', e a ex-esposa também ser convidada, pondere bem. como é o relacionamento deles? Há o risco de acontecer um 'barraco' na sua festa por causa disso? Se houver, converse com o amigo e veja o ponto de vista dele, se ele iria sem a namorada pra não correr o risco de estragar sua festa. Quanto a convidá-lo pra ser padrinho, aí o risco aumenta muito...

      Reginaldo Ornellas / 09 out 2012 / 10:22 / Reply

  28. Oi, vou me casar daqui dois anos, meu namorado e eu ja estamos vendo desde ja, mas nao é só a festa, ja estamos vendo casas e etc... Eu queria que fosse 4 casais para cada um, mas só do meu lado ja fechei cinco casais e são pessoas que nao posso tirar nenhuma delas... O que eu faço pra nao magor?? Continuo com os cinco mesmo??

    Larissa Almeida / 04 out 2012 / 19:34 / Reply

    • Oi Larissa. Se tem que ser os 5 casais, que seja então. Está um pouco acima da média mas é tolerável.

      Reginaldo Ornellas / 09 out 2012 / 10:16 / Reply

  29. Olá... vou me casar em dezembro... a media d convidados eh 750 pessoas... porém estou com um numero enooooorme de padrinhos (11 casais).."tah" exagerado???? serah q vai fikr deselegante???

    Cris / 08 out 2012 / 12:42 / Reply

    • Oi Cris, Se for 11 casais no total, está um pouco acima da média, mas tolerável. Agora se for 11 casais só de padrinhos seus, aí com certeza fica MUITO deselegante!

      Reginaldo Ornellas / 09 out 2012 / 10:15 / Reply

  30. Olá! Adorei suas dicas, irei me casar em janeiro e estava com duvidas em quantos padrinhos convidor. Muito Obrigada! Abraços de Vickthorya e Marcus

    Vikcthorya / 25 out 2012 / 13:29 / Reply

  31. Olá reginaldo, eu e minha noiva estamos com problemas nos presentes embora seja em maio de 2012 o nosso casamento mais ja estamos organizando meio por cima o que seja gasto mais em relação aos presentes temos 6 casais de padrinho e sabemos que uma parte iremos ganhar e outra vamos ter que arcar mas não sabemos o que eles darão e pra sabermos o comprar temos q sabermos o que ganharemos, vc pode nos ajudar em alguma sugestão?

    Alan vasconcelos / 12 nov 2012 / 18:23 / Reply

    • Oi Alan, Uma sugestão é fazer a usual 'lista de presentes'. Diversas lojas oferecem esse serviço. Você junto com sua noiva vão até a loja e criam uma lista com os produtos da loja, desde itens mais 'baratos' até os mais caros (com bom senso). Aí no convite do casamento você envia junto um mini cartão (as lojas costumam oferecer esses cartões), mencionando que vocês tem uma lista de presentes em tal loja. Os convidados/padrinhos vão até a loja, pegam essa lista e escolhem o que vão te dar. E você vai acompanhando o andamento da lista, fica sabendo o que já foi comprado e o que não foi. Aí dá pra se planejar.

      Reginaldo Ornellas / 13 nov 2012 / 12:51 / Reply

  32. Olá Reginaldo, bom dia... vamos nos casar em setembro de 2013 num sítio, aqui mesmo na minha cidade em Volta Redonda. Nosso casamento terá 150 convidados mas a nossa dúvida é exatamente sobre a quantidade de padrinhos, fizemos a lista ontem a noite e escolhemos 10 casais para cada, total de 20 padrinhos...o que você acha? estamos muito indecisos e preocupados, pode nos ajudar? Att. Luciano e Camilla

    Luciano dos Santos / 14 nov 2012 / 11:07 / Reply

    • Oi Luciano. Eu acho muito exagerado 20 casais de padrinhos! 10 casais (5 casais pra cada), seria o número máximo. 3 casais para cada seria o ideal.

      Reginaldo Ornellas / 17 nov 2012 / 11:01 / Reply

  33. Oi Bom Dia! Gostaria de saber, eu tenho 4 pares de padrinhos do meu lado e 3 do lado do meu noivo, fica deselegante eu entrar com 4 e ele com 3, pois ele não tem quem chamar para ficar certinho, e eu não posso tirar os meus.

    Talita / 26 nov 2012 / 11:16 / Reply

    • Oi Talita! Olha, eu realmente nunca presenciei essa situação, mas acredito que não tem nenhum problema, não ficará estranho. Boa sorte!

      Reginaldo Ornellas / 04 dez 2012 / 12:58 / Reply

  34. Adorei suas dicas e estou com uma tremenda duvida: fizemos a lista de padrinhos, e mesmo excluindo pessoas q gosto deu um total de 14 casais! Serão 200 convidados e todos os padrinhos são muito importantes para nós. Será que fica feio esse numero de padrinhos? Meu casamento é em agosto de 2013 e tbm gostaria de um orçamento de foto e filmagem.

    Beatriz / 01 dez 2012 / 14:44 / Reply

    • Oi Beatriz! A Monalyza fez uma pergunta parecida, veja o que respondi pra ela, talvez te ajude. Mas no MEU ponto de vista, eu acho muitos padrinhos sim. Tudo bem que sempre temos MUITOS amigos, e queremos demonstrar que são especiais, mas acho que o fato de serem convidados e estarem com vc neste dia tão especial já demonstra isso. Não é pelo fato de serem convidados pra ser padrinhos que vai mudar isso. Eu manteria 6 casais no total, seria perfeito. Mas não há regra. Enviei uma proposta para as fotos do casamento no seu email. Abraço!

      Reginaldo Ornellas / 04 dez 2012 / 12:55 / Reply

  35. Boa Tarde Reginaldo. Li todas as perguntas e respostas, porém a mais importante ñ vi resposta. Vou me casar em Março de 2013 e vou chamar 12 padrinhos no total. Tb acho mta coisa, porém são pessoas de mto valor na minha vida, ñ poderia deixar de chamá-las. Q que vc acha?

    Monalyza / 03 dez 2012 / 11:45 / Reply

    • Oi Monalyza! Tudo bem com vc? Espero que sim. Como falo sempre por aqui, eu sou Fotógrafo. Eu não sou 'conselheiro', e as idéias que expresso aqui sào baseadas na minha vivência em anos fotografando casamentos e observando os detalhes do que vejo. Como você mesma disse, você também acha que são muitos padrinhos. Sim, são. Mas veja, não existe regra. Já fotografei casamentos com 22 padrinhos! O resultado: atraso de quase 2 horas no casamento, noiva esperando quse 1 hora dentro do carro, porque 3 casais de padrinhos se atrasaram. A noiva ficou em prantos e foi difícil acalmá-la. Imagine num dia em que vc já terá motivos suficientes pra estar apreensiva, nervosa, ainda tem que lidar com atraso de padrinhos. E quanto mais padrinhos, maior a chance disso acontecer, certo? Mas como você também falou, são pessoas importantes pra você. Se não quer ter que abrir mão de algum(s) dele(s), então converse BEM com eles nas semanas que antecedem o casamento. Os padrinhos devem se programar pra chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, pra não ter risco de atrasos. Boa sorte e felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 04 dez 2012 / 12:50 / Reply

  36. Boa tarde Reginaldo! vou me casar em outubro de 2013, serao 6 casais de padrinhos no total pq mais q isso tbm acho q n seria legal...o problema é q 3 amigas minhas serao minhas madrinhas, uma chamarei o noivo dela, a outra terei q arrumar um acompanhante e outra é casada, porém eu e o marido dela n nos damos mt bem e sinceramente n queria q ele fosse meu padrinho. Mas sei q seria ate indelicado colocar a esposa dele c outro acompanhante no autar , a menos q ele recuse o convite de padrinho. U q acha, devo deixar o orgulho de lado e msm assim convida-lo ainda q ele recuse e so assim poderei chamar outra pessoa, ou deixo a ''educação'' p la e faço como eu quiser uma vez q o casamento é meu...ela n se importa se for c ele ou n pq sabe da nossa desavença, mas gostaria d uma outra opniao. Obrigada!

    Taise / 06 dez 2012 / 15:19 / Reply

    • Oi Taise! Eu acho que você deve convidar também o marido da sua amiga, mesmo não se dando muito bem com ele. A outra opção seria não chamar sua amiga por causa dele, mas acho que aí seria demais. Vale mais vc se sacrificar um pouco e convidar os dois. Nem pensar em convidar só a amiga! Seria deselegantéééérrimo e daria na cara publicamente que você não se dá com o marido dela, e ficaria MUITO FEIO pra você.

      Reginaldo Ornellas / 31 jan 2013 / 19:56 / Reply

  37. OLÁ REGINALDO, VOU ME CASAR AGORA EM JANEIRO 2013, PORÉM JÁ MORAMOS JUNTOS A 3 ANOS, O CASAMENTO TERÁ 3 PADRINHOS PARA CADA LADO E SERA EM UM CLUB DE CAMPO. SERIA ESTRANHO REALIZAR A CERIMONIA LÁ, OU CASAR NO CIVIL NO SÁBADO E COMEMORAR NO CLUB NO DOMINGO SERÁ SÓ FAMILIARES E PADRINHOS O QUE VC ACHA?

    KARI / 11 dez 2012 / 09:27 / Reply

    • Oi Kari! Não é estranho não, aliás é bem comum qualquer das duas opções. Seja casar um dia no civil e fazer uma cerimônia + recepção no Clube de Campo, ou fazer tudo no Clube de Campo. Vá em frente!

      Reginaldo Ornellas / 07 jan 2013 / 13:56 / Reply

  38. Oi! Não vou me casar agora, mas eu tenho uma dúvida. Eu e meu namorado conversamos bastante sobre padrinhos e madrinhas, e queriamos fazer um casamento que nem se faz nos EUA, somente padrinhos para o noivo e madrinhas para noiva.. O certo é eles vestirem roupas iguais?

    Thaila Silva / 02 jan 2013 / 15:06 / Reply

    • Oi Thaila! Essa eu não vou saber te responder... mas posso te ajudar dando uma dica com diversos artigos sobre o tema: https://www.google.com.br/search?q=Casamento+americano+padrinhos&aq=f&oq=Casamento+americano+padrinhos&aqs=chrome.0.57j0.4596&sourceid=chrome&ie=UTF-8

      Reginaldo Ornellas / 31 jan 2013 / 19:53 / Reply

  39. Pretendo me casar final do ano. Serão cerca de 100 convidados, só parentes e amigos bem próximos. Porém tenho 2 casais de padrinhos (um casal que sempre esteve conosco nos melhores e piores momentos, e o 2º casal seria um amigo nosso que sempre esteve com a gente e minha tia). Só 2 casais é pouco demais.. não fica a sensação de que falta mais gente? Pra falar a verdade só eles mesmo que sempre estiveram conosco. Se fosse pra colocar mais amigos seria eu acho só pra encher o altar.. Estou certa na minha escolha?

    Gisele Felicio Ferreira / 03 jan 2013 / 14:29 / Reply

    • Oi Gisele, Não vejo problema algum. Vocês terão seus pais no altar também? Se sim, acho que tudo bem, os pais mais um casal de padrinhos pra cada noivo, perfeito. Caso os pais não estejam no altar (caso de pais falecidos ou outro motivo particular), também não vejo problema. Não é muito comum ter somente 2 casais no altar como padrinhos, mas como vc falou, padrinhos são aquelas pessoas especiais que sempre estiveram com vocês, que fazem parte mais próxima da relação de vocês. Não faria sentido convidar mais pessoas só pra encher o altar se não existe um vínculo maior e especial com vocês. Vá em frente! Caso não tenha contratado seu fotógrafo ainda, estou a disposição! Abraço.

      Reginaldo Ornellas / 07 jan 2013 / 13:53 / Reply

  40. Olá! Meu noivo quer convidar 2 padrinhos no civil e 8 na igreja, levando em conta q a igreja é grande. Mas não seria estranho muita gente??? obrigada..

    raphaela / 07 jan 2013 / 09:47 / Reply

    • Oi Raphaela, Se forem 8 casais NO TOTAL, aí acho que até tudo bem. Mas 8 casais da parte dele mais 8 da sua, aí sim, com certeza, muita gente, fica bem deselegante.

      Reginaldo Ornellas / 07 jan 2013 / 13:48 / Reply

  41. Olá Reginaldo! Vou me casar no final do ano, mas tenho duvidas sobre quantos padrinhos colocar no casamento civil, pois penso em casar somente no civil. Quanto mais ou menos ficaria pra levar um Juiz em um sitio para um casamento mais formal? Quais documentos necessários e quanto gastaria mais ou menos em papelada de civil. Me ajude em relação ao que diz respeito a esses valores! obrigada, me ajudaaaaaaa kkk

    mayar / 07 jan 2013 / 20:54 / Reply

    • Oi Mayara! Realmente não saberei te informar quanto a valores. Até porque acredito que isso varie muito de região pra região. O ideal é você dar uma passada no Cartório e tirar suas dúvidas por lá. Assim terá certeza dos valores e se está dentro do que você está planejando. Abraço e felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 31 jan 2013 / 19:51 / Reply

  42. Oi Reginaldo tudo bem? Meu nome é Karen, e vou me casar dia 15 de Julho de 2013. Estou com uma idéia q se tornou um problema pra mim e está me remoendo! Preciso de uma ajuda sua com urgência! Sabe eu acho muito deselegante e chato na verdade ter q escolher entre 12 pessoas apenas 2 na hora de assinar os papéis na cerimônia. Você teria alguma idéia ou solução pra me ajudar, uma maneira mesmo que simbólica, mas q todos podessem assinar lá na hora pra ñ ter q escolher entre os doze e na frente de todos? Eu acho muito chato pois os 6 casais são muito importante pra mim e meu noivo. Por favor me ajuda com alguma solução por favoooooooooooooooooooooor beijim e obrigada desde já!

    karen cristina / 09 jan 2013 / 18:18 / Reply

    • Oi Karen! Minha opinião é que não há deselegância alguma! O fato de você ter convidado essas pessoas para serem padrinhos no seu casamento já deixa bastante claro a importância que eles têm na vida do casal. O fato de assinar ou não um papel na cerimônia não vai mudar nada, pode ter certeza! Seria MUITO mais deselegante fazer 12 pessoas assinarem! Ficaria uma cerimônia chata, pois imagina os convidados esperando 12 casais assinarem! Não se preocupe com isso e seja feliz!

      Reginaldo Ornellas / 31 jan 2013 / 19:46 / Reply

    • Oi Karen! Minha opinião é que não há deselegância alguma! O fato de você ter convidado essas pessoas para serem padrinhos no seu casamento já deixa bastante claro a importância que eles têm na vida do casal. O fato de assinar ou não um papel na cerimônia não vai mudar nada, pode ter certeza! Seria MUITO mais deselegante fazer 12 pessoas assinarem! Ficaria uma cerimônia chata, pois imagina os convidados esperando 12 casais assinarem! Não se preocupe com isso e seja feliz!

      Reginaldo Ornellas / 31 jan 2013 / 19:46 / Reply

  43. Boa noite Reginaldo! Irei me casar em julho, e gostaria de saber se 3 casais de padrinhos para cada seria o ideal,e 4 casais de padrinhos na igreja.

    rodrigo rezende de souza / 11 jan 2013 / 19:42 / Reply

    • Fale Rodrigo! Sim, de 3 a 4 casais para cada lado está ótimo, de bom tamanho. Vá em frente! Felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 22 fev 2013 / 11:11 / Reply

  44. Oi! Vou me casar no cartório apenas com padrinhos e parentes, e realizar um almoço em um salão para mais convidados. Porém como vou casar no cartório não poderei ter minhas amigas como madrinhas. Gostaria de saber como posso nomeá-las como minhas madrinhas sem participarem de nenhuma cerimônia, uma coisa entre eu e elas, não sei se você entendeu!?

    adriana / 18 jan 2013 / 11:28 / Reply

    • Oi Adriana. Você pode nomeá-las madrinhas sim entre vocês. E durante o almoço, na hora de falar algumas palavras, agradeça diretamente suas madrinhas (para que todos saibam que elas são suas madrinhas). Abraço.

      Reginaldo Ornellas / 22 fev 2013 / 11:10 / Reply

  45. Boa tarde , vou casar o ano que vem , mas ainda não escolhi o mês, estou em dúvida. Qual o melhor mês pra escolher (tipo não sendo em época de frio e nem de chuva)? Como meu casamento só será realizado no ano que vem você acha que esta muito cedo para ir atras dos preparativos?

    Daniela Martins / 21 jan 2013 / 12:55 / Reply

    • Oi Daniela. Bom, a escolha do mês é muito particular. Não tem um 'mês melhor' pra se casar. Sobre o tempo, varia muito de região pra região, mas acho que não é um problema (a não ser que você more em alguma cidade onde tem épocas inteiras só de chuva). Somente evite marcar a data no meio de feriados prolongados pra não atrapalhar alguma viagem programada por algum convidado. Sobre os preparativos, o ideal é começar a planejar as coisas com 1 ano, ou pelo menos 10 meses de antecedência. Lembre-se de mim quando for escolher seu Fotógrafo ok! rs. Felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 22 fev 2013 / 11:06 / Reply

    • Oi Daniela. Bom, a escolha do mês é muito particular. Não tem um 'mês melhor' pra se casar. Sobre o tempo, varia muito de região pra região, mas acho que não é um problema (a não ser que você more em alguma cidade onde tem épocas inteiras só de chuva). Somente evite marcar a data no meio de feriados prolongados pra não atrapalhar alguma viagem programada por algum convidado. Sobre os preparativos, o ideal é começar a planejar as coisas com 1 ano, ou pelo menos 10 meses de antecedência. Lembre-se de mim quando for escolher seu Fotógrafo ok! rs. Felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 22 fev 2013 / 11:06 / Reply

  46. Vou me casar no fim do ano. Não moro no Brasil mas o casamento será no Brasil. Estou vendo a maioria das coisas pela internet. Em um mês com as coisas escolhidas pela net da tempo para preparar tudo? E cinco padrinhos para cada é muito?

    Dayelle / 21 jan 2013 / 20:33 / Reply

    • Oi Dayelle! Hoje em dia dá pra resolver quase tudo pela internet mesmo. Porém detalhes do casamento só teria como acertar vendo pessoalmente, principalmente a parte do Buffet e decoração, pra garantir que será entregado o que você escolheu. O ideal é começar a preparar tudo com 1 ano de antecedência, no máximo 6 meses. Em 1 mês antes da data do casamento o ideal é estar tudo já fechado, testado e aprovado. Seria bom você ter alguém pra ver esses detalhes pra você. Quanto aos padrinhos, 5 casais para cada lado está bom. O ideal seriam 3 ou 4 casais, mas 5 não está muito fora.

      Reginaldo Ornellas / 31 jan 2013 / 19:40 / Reply

  47. Olá! Vou me casar em outubro de 2013 e ainda não preparei nada! Queria uma festa simples, mas inesquecível, só para os padrinhos e familia. Temos 12 padrinhos dele e meu. São muitos me ajuda por favor ..

    thais / 26 jan 2013 / 00:10 / Reply

    • Oi Thaís, Não entendi direito... se vc vai fazer somente uma pequena recepção para os mais achegados, por que tem padrinhos?

      Reginaldo Ornellas / 31 jan 2013 / 19:36 / Reply

  48. Vivo a dez anos com meu marido e resolvemos nos casar em 4 meses. Pensei em entrar na igreja com meu 2 filhos, que já são rapazes(do primeiro casamento), pq penso que geraria ciúmes chamar um só. Meu pai que eu queria ao meu lado já se foi! Vc acha que seria elegante e inusitado, ou totalmente esquisito e demodê?

    Zan Menezes / 31 jan 2013 / 18:18 / Reply

    • Oi Zan! Eu acho perfeitamente natural, a escolha perfeita. Quem mais além do seu pai te 'entregaria' ao seu marido? Perfeitamente apropriado! Vá em frente e felicidades pra vocês!

      Reginaldo Ornellas / 31 jan 2013 / 19:33 / Reply

  49. Olá! Pretendemos nos casar no final deste ano, só q estou com uma dúvida enorme em relação aos padrinhos. Após 6 anos de namoro percebi q a quantidades de amigos em comum é enorme, muitas pessoas estavam desde o início e outras apareceram ao longo do tempo. Se eu fosse separar para cada um ficaria 3 casais para mim e 7 para ele, porém os que ficariam do "lado" dele são pessoas importantes para os dois sem sombra de dúvidas. Minha dúvida se tem essa obrigatoriedade de se separar os padrinhos da noiva e do noivo.

    Isabelle / 13 fev 2013 / 17:09 / Reply

    • Oi Isabelle! Olha, pelo que você falou está simples resolver isso. Se dos 7 casais que ficaram do lado dele, alguns são também importantes pra você, da sua convivência, basta balancear isso. Passe 2 casais pro seu lado.

      Reginaldo Ornellas / 22 fev 2013 / 10:58 / Reply

  50. Olá! Vou me casar em 4 meses, só no civil, mas tem um probleminha: tenho 3 irmãos (e suas esposas/marido) e só posso escolher DOIS casais para ser meus padrinhos, pois é o máximo permitido no cartório. Não sei o que fazer, pois o irmão que eu não convidar vai ficar muito chateado por eu dar preferênçia ao outros dois. Depois de tanto pensar decidi por dois deles, mas em uma conversa com o irmão que eu não escolhi me perguntou se eu iria convidá-lo para ser meu padrinho. Eu mudei de assunto pois não soube responder. Então pedi para meu noivo convidar um dos meus irmãos, mas ele quer convidar os seus próprios. E agora o que eu faço me ajude por favor????

    carla / 19 fev 2013 / 16:07 / Reply

    • Oi Carla! Realmente, imagino sua dificuldade. Mas sabe, acho que não é tão complicado resolver, ainda mais se vc se dá bem com todos os irmãos. Poderia resolver de uma maneira bem humorada e sem deixar ninguém chateado. Eu faria o seguinte: Convide os 3 irmãos e família pra fazer alguma coisa em casa, um almoço ou algo do tipo. Divirtam-se juntos, e quando achar a hora apropriada (talvez qdo estiverem falando dos preparativos para o casamento), pode falar algo do tipo: Gente, preciso da atenção de vocês! "Eu preciso que vcs me ajudem em algo muito importante. Vocês sabem que vocês são muito especiais pra mim, mas estou com um problema que preciso resolver: Meu maior desejo é convidar vocês 3 pra serem meus padrinhos de casamento, MAS no Cartório só me deixam escolher 2 padrinhos! Eu não tenho como escolher 2 de vocês e deixar um de fora, então queria ver com vocês como decidir isso. Topam tirar no palitinho quem vai ficar de fora??" Tudo isso vc vai falar num tom de muito humor, pra deixar claro que é uma brincadeira e não que REALMENTE vc vai escolher no palitinho. Eu acho que é uma forma bem humorada de resolver o dilema e eles vão entender e ninguém ficará chateado. Que acha da idéia? Espero ter ajudado. Felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 22 fev 2013 / 10:55 / Reply

  51. É necessário ter o casal de damas de honra, ou apenas a garotinha e um porta alianças? Eu estou perdida!

    ericka souza / 27 fev 2013 / 23:49 / Reply

    • Olá Ericka! Eu acredito que não há regras. Mas dê uma pesquisada em portais para noivas na internet. Eu não sei lhe responder exatamente.

      Reginaldo Ornellas / 03 mai 2013 / 14:54 / Reply

  52. Olá, Farei meu casamento no civil com a presença apenas dos padrinhos. Entretanto, após isto, realizaremos um almoço para comemorarmos esta oficialização com mais 80 convidados. Gostaria de saber se posso colocar no convite destes outros convidados uma lista de presentes, ou se neste caso não tenho este "direito" digamos assim? Obrigada, Thalita.

    Thalita / 05 mar 2013 / 15:02 / Reply

  53. Olá. Gostaria de tirar uma dúvida: irei casar só no Civil, e por lei quantos padrinhos posso chamar para mim e para meu marido? Desde de ja agradeço.

    Luiza / 16 mar 2013 / 18:13 / Reply

    • Oi Luli! Se não me engano no Civil somente um casal para cada um dos noivos assina, mas você pode levar mais um casal se quiser. Ou seja, 2 casais para cada um dos noivos.

      Reginaldo Ornellas / 03 mai 2013 / 15:00 / Reply

  54. Olá, vou noivar no ano que vem, é muito cedo pra fazer lista, ver preços de tudo ? Quero um noivado bem criativo, talvez vou realizar a festa no sitio 100 pessoas é um numero alto para um noivado no sitio ou salão ? Abraços

    Beatriz Cristina / 17 mar 2013 / 11:13 / Reply

    • Oi Beatriz! Normalmente noivado é uma reunião mais informal, somente com os familiares e os amigos mais achegados. Mas se você quer inovar, não há regras para isso.

      Reginaldo Ornellas / 03 mai 2013 / 14:52 / Reply

  55. Olá , eu gostaria de saber se as madrinhas devem está com os vestidos iguais ou vai de cada um? Como você acha mais legal ? Desde ja Obrigada !

    Juuh / 26 mar 2013 / 00:15 / Reply

    • Olá Juh! O ideial seria sim as madrinhas com os vestidos iguais, mas muitas vezes isso não é possível. Vai mais da condição dos convidados, se puderem arcar com as despesas de ter todas vestidos iguais ou não.

      Reginaldo Ornellas / 03 mai 2013 / 15:02 / Reply

  56. Olá, Em setembro deste ano irei me casar. Quanto aos padrinhos, sou obrigada a convidar meu irmão? Ele já é padrinho da minha filha com a esposa dele, preciso convidar para ser do meu casamento também? Obrigada.

    Fernanda / 10 abr 2013 / 14:13 / Reply

    • Oi Fernanda! Não, você não é obrigada a convidá-lo, e não existe uma 'regra' sobre isso. Você convida quem você quiser.

      Reginaldo Ornellas / 03 mai 2013 / 15:05 / Reply

  57. Olá! Moro em Anápolis-GO, e gostaria de saber seu orçamento para fotografia.

    Jéssyka Gonçalves / 17 abr 2013 / 17:52 / Reply

    • Oi Jéssyka! Estou encaminhando agora no seu email meu catálogo para fotografia de casamento. Abraço.

      Reginaldo Ornellas / 04 jun 2013 / 12:04 / Reply

  58. Queria saber mais sobre Padrinhos. Como é que devo convidar? Pode ser casado ou solteiro? Não entendi muito essa parte! obg.

    rita de cassia / 28 abr 2013 / 17:19 / Reply

    • Oi Rita! Vamos lá... Como deve convidar? Você pode convidar pessoalmente, não precisa nada 'formal'. Faça uma visita e faça o convite. O ideal é que seja convidado com pelo menos 6 meses de antecedência. Tanto faz ser solteiro(a) ou casado(a), porém é de bom senso que, se for casado, a esposa/marido será seu par. Não vai separar o casal! Abraço!

      Reginaldo Ornellas / 04 jun 2013 / 12:02 / Reply

  59. Olá, boa tarde! Pretendo me casar em Maio de 2014. É muito cedo pra ir procurando Buffet, vestido e ir comprando as coisas devagar?

    Lysa Mel / 10 mai 2013 / 15:09 / Reply

    • Oi Lysa! Não é cedo não, está na hora! 1 ano é um prazo ideal pra você começar a ir atrás das coisas (vestido, buffet, decoração, fotógrafo, cinegrafista, etc). Você é de que cidade?

      Reginaldo Ornellas / 04 jun 2013 / 11:58 / Reply

  60. Eu estava olhando sites sobre casamento, e gostei bastante dos seus comentários! Irei me casar em janeiro de 2014, e suas respostas anteriores me tiraram várias dúvidas importantes. Obrigada! Meu noivo é de Saõ Paulo, e eu de Pernanbuco. O casamento vai ser aqui, eu terei q organizar tudo, ele irá me ajudar só por telefone.

    ranielly / 29 mai 2013 / 12:43 / Reply

    • Que bom que pude ajudar Ranielly! Fique tranquila! Vai dar tudo certinho. Felicidades pra vocês!

      Reginaldo Ornellas / 04 jun 2013 / 11:54 / Reply

  61. Olá! Vou me casar em novembro, (pela manhã no civil e a noite em um salão com um pastor pra dar a bênção). O salão é um pouquinho pequeno. Será que 7 casais ao todo é muita coisa? E se chamar 4 meninas para entrada, ficará estranho? Obrigada!!!

    samara / 30 mai 2013 / 20:57 / Reply

    • Oi Samara! Se forem NO TOTAL 7 casais de padrinhos, está dentro do esperado. Porém, como você falou, o que precisa ser verificado é o espaço que você tem disponível. Se o Salão é MUITO pequeno, talvez não seja interessante os padrinhos ficarem em pé, pois pode ficar incômodo pra eles, e atrapalhar os convidados de acompanhar a cerimônia. Neste caso talvez fosse melhor deixar reservado 2 mesas mais próximas ao local da cerimônia para os padrinhos, ou colocar as cadeiras ao lado do casal (metade em cada lado), e assim os padrinhos ficariam sentados. É uma sugestão. Tudo depende mesmo do espaço que você terá disponível. Felicidades!

      Reginaldo Ornellas / 04 jun 2013 / 11:47 / Reply

  62. Boa tarde Reginaldo. Gostaria de uns conselhos seus. Vou me casar dia 18.10.13, e vou chamar 4 casais de padrinhos e minha noiva 4 casais, total de 8 casais, algum problema? E minha festa eh para 130 convidados. Soh minha lista deu 170. Como faço o trabalho de confirmação? E outra, não vou colocar lista de presentes e sim dinheiro, de R$ 90,00 a R$ 150,00, o q vc q acha? E como devo ter controle disso? obg.

    Darcy Mavignier / 04 jun 2013 / 15:29 / Reply

    • Oi Darcy! Sobre os casais de padrinhos, 8 casais não é nada exagerado, tranquilo. Sobre pedir dinheiro ao invés de presente, eu acho muito deselegante. Não acho apropriado a não ser que se tenha MUITA intimidade com o convidado, mas isso com algum(s) convidado específico, e não fazer isso uma regra para TODOS os convidados. Uma alternativa seria dar a OPÇÃO dos convidados contribuirem com dinheiro ao invés do presente. Eu particularmente nunca vi isso, e não sei se teria como 'controlar' isso. Sobre a confirmação de presença, veja um novo artigo aqui no site: 'Confirmação de Presença - RSPV'

      Reginaldo Ornellas / 04 jun 2013 / 18:06 / Reply

  63. Sou casada no padre a 10 anos, mas ao todo vivo com meu marido a 17 anos. Agora ele quer casar no civil. Será que não fica estranho pelo tanto de tempo que vivo com ele ? E posso dar festa?

    Iracilda santos / 13 jun 2013 / 00:35 / Reply

  64. Boa noite! Estou com uma dúvida!!! Fui convidado pela minha prima para ser padrinho do casamento dela na igreja, só que tenho 16 anos! eu posso ser? o que precisa pra ser padrinho? Obrigado desde já.

    Eduardo de Almeida de Souza / 13 jun 2013 / 20:54 / Reply

    • Fala Eduardo! Não se preocupe, pode ser sim. Como padrinho você vai ficar no altar com os noivos durante a cerimônia e terá destaque na recepção. É tranquilo, não tem com o que se preocupar. Se você foi convidado é porque é uma pessoa muito querida e importante para sua prima!

      Reginaldo Ornellas / 02 jul 2013 / 10:35 / Reply

  65. Uma dúvida, eu tenho 7 casais com madrinhas/padrinhos, o meu noivo tem que ter 7 madrinhas/padrinhos do lado dele também?

    Aline / 25 jun 2013 / 22:50 / Reply

    • O usual é que sim, mesmo número de casais para cada noivo. Mas 7 casais para cada noivo (14 casais) é um pouco exagerado! O ideal são 3 a 4 casais para cada noivo.

      Reginaldo Ornellas / 02 jul 2013 / 10:31 / Reply

  66. Oi, mais pra frente bem mais pra frente pretendo casar.. só que tenho muito parente e o meu namorado também tem bastante parente, vamos convidar todos.. só que tem uns parentes que e bem mais próximo no máximo 20 do meu lado e tudo isso pra padrinhos e exageiro demais.. só que se eu convida um e o outro não pra ser padrinhos vai fica chato, oque devo fazer?

    Cinthia / 05 set 2013 / 18:09 / Reply

    • Por favor, não vai me convidar 20 casais de padrinhos! Convide só os mais chegados, os mais próximos da familia.

      Reginaldo Ornellas / 21 set 2013 / 12:41 / Reply

  67. Me caso só em dezembro de 2014, mas resolvi já convidar todos os meus padrinhos. Primeiro porque são todos bem chegados (e já agiam como se fossem sem nem termos convidado, rs), outra pelo motivo de dezembro ser mês de festas e as pessoas terem sempre muitos gastos e programarem férias e viagens. Me antecipei muito ? rs.

    Andréia Freitas / 18 set 2013 / 14:36 / Reply

    • Oi Andréia, Normalmente convidamos os padrinhos com cerca de 10 meses de antecedência. Já é tempo suficiente. Mas não vejo problemas.

      Reginaldo Ornellas / 21 set 2013 / 12:39 / Reply

  68. Estou aqui para parabenizá lo quanta dedicação, paciência rs as dicas me ajudaram muito!

    Michele / 21 set 2013 / 09:50 / Reply

  69. Boa noite! Ficou bem claro para mim seu ponto de vista com relação ao número de padrinhos. Minha duvida é: nessa contagem não entram os pais, certo? Logo, o aceitável seria até 4 padrinhos de cada lado mais os pais de cada, é isso mesmo? Obrigado.

    Gustavo / 05 dez 2013 / 23:27 / Reply

    • Olá Gustavo. Sim, estamos falando somente dos padrinhos. 4 casais mais os pais está perfeito!

      Reginaldo Ornellas / 16 dez 2013 / 14:17 / Reply

  70. Olá! Gostaria de tirar uma duvida: uma festa para 300 pessoas com 10 casais de padrinhos de cada lado é exagero??

    jaque / 16 dez 2013 / 12:25 / Reply

    • Oi Jaque! 20 casais de padrinhos COM CERTEZA é um grande exagero sim! O ideal seria 3 ou 4 casais para cada noivo, ou no máximo um TOTAL de 10 casais.

      Reginaldo Ornellas / 16 dez 2013 / 14:15 / Reply

    • Oi Jaque! 20 casais de padrinhos COM CERTEZA é um grande exagero sim! O ideal seria 3 ou 4 casais para cada noivo, ou no máximo um TOTAL de 10 casais.

      Reginaldo Ornellas / 16 dez 2013 / 14:15 / Reply

Deixe seu comentário